This story is fiction, and any events or near-similar events in actual life which did transpire have not prejudiced the author toward any figures involved or uninvolved; in other words, the mind, the imagination, the creative facilities have been allowed to run freely, and that means invention, of which said is drawn and caused by living one year short of half a century with the human race . . . and is not narrowed down to any specific case, cases, newspaper stories, and was not written to harm, infer or do injustice to any of my fellow creatures involved in circumstances similar to the story to follow.


(Charles Bukowski, "The Murder Of Ramon Vasquez")

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O anjo mau

"O amor é um cão dos diabos", diz Bukowski, esse é o título de um de seus livros de poesia. Comprei por isso mesmo, pois Mirna me aparecia mefistotélica, assombrando-me de alguma profundeza infernal. E vi o livro, no jornaleiro, e o quis para mim. Era dia e era claro, mas Mirna tornava tudo nublado, não o escuro-milagre mas o escuro-susto, e eram dias em que eu esperava por uma ligação como que por algo fora desse mundo.

Me lembro bem. O celular tremendo nas mãos, o coração, descompassado, as pernas fluidas como água, a vontade de abandonar tudo e voltar para ela, óbvio, quando e se ela quisesse. E os cães do diabo latindo maliciosos, Mirna, luciferina inquisidora para me expiar os pecados.

Ah, os pecados. Sofremos por muito pouco. Quisera pecar muito mais. Enquanto esperava sentado, lia os poemas de Bukowski. "Agora me pegou de jeito", dizia um deles, algo assim, reproduzo de memória, "agora acusei o golpe". E eu que nos últimos dias nada fazia senão sofrer golpe após golpe a ponto das mãos tremerem, do coração descompassar e das pernas se desmancharem. Mais uma página, mais um poema. Tenho a impressão de parecer ridículo, mas é ilusão: as pessoas enxergam apenas um homem emocionado lendo um livrinho qualquer.

Esperando sentado e lendo Bukowski. O amor é um cão dos diabos, Mirna, Mirna, o sorriso lindo esconde o anjo mau que há em você.

3 comentários:

  1. Cara, achei engraçado. Em um outro post tu mencionastes que Alice abandonaria tudo para ficar com tu. Porém, tu nao a quis. Achou nao estar preparado. Neste poste, tu mencionastes que pensou abandonar tudo para voltar com Mirna, quando ela quisesse, e se quisesse. Acho que teus sentimentos estão confusos. Eu sempre enxerguei Mirna, como uma mulher que nao quis se envolver com tu. Coisa passageira. E Alice como uma mulher madura, que sabia o que queria. Acho que tu estas confuso.

    ResponderExcluir
  2. Agora eu que fiquei confuso. Mirna te troca pelo cara da cudadezinha e tu pensas em voltar pra ela. Ficção ou nao, acho que tudo merece outra deusa. Ta na hora de mudar. Mirna soa passado.

    ResponderExcluir
  3. Mas o post, justamente, está em tempo passado: "era", "me lembro"... Se for real (e talvez seja, ou não) obedece a uma ordem cronológica.

    "Mirna soa passado", pode ser, talvez não devêssemos mais falar tanto dela...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...