This story is fiction, and any events or near-similar events in actual life which did transpire have not prejudiced the author toward any figures involved or uninvolved; in other words, the mind, the imagination, the creative facilities have been allowed to run freely, and that means invention, of which said is drawn and caused by living one year short of half a century with the human race . . . and is not narrowed down to any specific case, cases, newspaper stories, and was not written to harm, infer or do injustice to any of my fellow creatures involved in circumstances similar to the story to follow.


(Charles Bukowski, "The Murder Of Ramon Vasquez")

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Deixo tudo, como quem não quer nada

Em "Pesadelo Refrigerado" Henry Miller diz que um dia gostaria de partir para o Tibete e de lá desaparecer, criando um mistério insondável para seus futuros biógrafos. Tenho tido a mesma vontade: não necessariamente o Tibete, mas um lugar igualmente distante, inacessível para a maioria. Talvez algo mais próximo: adentrarei Brasil a fundo, sertões e igarapés, pastos e mata. Em alguma cidade do interior, em um ponto perdido qualquer- de Minas a Rondônia, do Paraná ao Maranhão, estarei, escondido, em algum lugar não captável pelo GPS.

Será assim: quando não suportar mais a vida, quando estiver às raias do desespero. Deixo tudo, como quem não quer nada: "vou ali e já volto", direi para as pessoas, e partirei para o mais próximo aeroporto ou rodoviária. Minhas parcas economias talvez não me levem muito longe. Mas sempre se pode pedir carona e, oras, é para isso que existem os pés. Então partirei. Ir EM-BO-RA, e é um prazer sensual demorar nas sílabas.

Doravante viverei incógnito. Arranjarei a vida de uma forma totalmente diferente para mim até então: agricultor, boiadeiro, gerente de mercearia, garimpeiro. Rimbaud largou a poesia e foi ser traficante de armas na África. Eu, tendo menos a largar, já me vejo agora traficando ideias em algum lugar ao sul do Equador.

9 comentários:

  1. "Mãe, pode parar o mundo porque está doendo?"
    Cresça.
    Outra coisa - seus problemas te seguirão aonde for. Quer que eles acabem logo? Comece por encará-los.

    ResponderExcluir
  2. Cara, tu pode escrever um livro. Sera que a pessoa que postou o comentário ai de cima nunca ouviu falar em ficção? Sera que essa pessoa já leu Henry Miller?
    Abraco.
    Nilo

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é ele acreditar nas outras postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado e tu sempre criticando o blogueiro.

      Excluir
  4. Cuidado blogueiro, tu já foi notificado. Mirna esta por perto.

    ResponderExcluir
  5. Não briguem. Embarquem todos- e vambora ;)

    ResponderExcluir
  6. N. PREFIRO FICAR E ENCARAR TUDO DE FRENTE, MESMO QUE EU CAIA DE ROSTO NO CHÃO E ABRA UM RASGO DOLOROSO. QUERO UM ESPÍRITO DE MÁRTIR, PARA TUDO SUPORTAR!

    ResponderExcluir
  7. "As vêis também tenho uma vontade danada de me mandá por este mundão danado de grande. Mas num é prá sempre não". Só por um tempo. O suficiente para recarregar as baterias e voltar a encarar a realidade que nos aguarda na condição de degredados filhos de Eva, chorões e gemedores habitantes deste vale de lágrimas que se chama VIDA. E enquanto se habita este vale de lágrimas estamos permanentemente fugindo das tentações e querendo nos livrar desse tal de Malamém. Mas chego a pensar que a fuga, ainda que provisória. não dá muito certo. No retorno ao vale de lágrimas, corre-se o risco de desejar o encontro com tentações e então não há mais como se livrar do Malamém. Ai danou-se tudo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...